quinta-feira, 14 de maio de 2009

Introdução



Conheça a França na sua melhor época, a Belle Époque.
Conhecida pelas suas inovações, sua beleza e suas invenções surpreendentes.
Com a Art Nouveau isso é possível.




terça-feira, 12 de maio de 2009

Inovações

A Belle Époque ficou conhecida como era da inovação, pois novas invenções tornaram a vida mais fácil e prática, assim como: os cabarés, o cancan, o cinema havia nascido, arte tomava novas formas como o Impressionismo e a Art Nouveau. E invenções tecnológicas como: o telefone, o telégrafo sem fio, a bicicleta, o automóvel e o avião.

Moulin Rouge - o cabaré mais famoso da época



Cancan - a dança




Art Nouveau





Avião - e Santos Dummont

As conquistas de Santos Dumont beneficiaram-se de trabalhos anteriores e deixaram legado para desenvolvimento de naves para futuras viagens espaciais. Em 1901, Santos Dumont vence o prêmio Deutsch de la Meurthe depois de contornar a Torre Eiffel com o dirigivél, naquele que seria o primeiro vôo dirigido da história. Os 100 mil francos da premiação são doados aos pobres de Paris e aos homens que o ajudaram.

Telefone






Telégrafo sem fio

A descoberta das ondas electromagnéticas pelo Inglês Maxwell e os estudos efectuados pelo alemão Hertz, que comprovou as suas teorias, permitiram a Guglielmo Marconi considerar a utilização do espaço para a transmissão de sinais, conseguindo--se assim maiores alcances e em zonas onde as ligações físicas eram impossíveis - no mar. Surgiu, assim, a Telegrafia Sem Fios (TSF).


Poesia

La Belle Époque

Apareceu de uma forma fantástica
Bem na época do auge da França
Inovando a arte como mágica
Enchendo o planeta de esperança

Nasceu o cancan, cabaré, cinema
Santos Dummont tirou os pés do chão
Inventando o magnífico avião
A cultura era o grande tema

Logo a tecnologia também inovou
O cinema chegou para encantar
Com a barreira da distância, o telefone acabou

Art Nouveau veio então comunicar
La Belle Époque é globalização
Venham todos nos visitar.

Luiz Fernando Pires Veiga

No Brasil

A Belle Époque no Brasil aconteceu entre 1889 com a proclamação da República e vai até 1922 com o movimento Modernista iniciado pela Semana da Arte Moderna na cidade de São Paulo.
A participação fundamental na divulgação e realização da art nouveau foi o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Um dos maiores nomes desse estilo, no Brasil, é o artista Eliseu Visconti, pioneiro do design no País.
No Brasil a ligação com a França é profunda nesta fase da História. Entre os membros da elite brasileira, era inconcebível não ir a Paris ao menos uma vez por ano, para estar sempre a par das mais recentes inovações.

Designers, pintores e arquitetos

Edvard Munch (1863-1944): frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. Nasceu em Løten, 12 de Dezembro de 1863 —morreu em Ekely, 23 de Janeiro de 1944) foi um pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão.

Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) : Pintor e artista gráfico francês (24/11/1864-9/9/1901). Responsável pelo reconhecimento da litografia e do cartaz como obras de arte, para sobreviver desenha em periódicos ilustrados. Ilustra temas esportivos, produz cartazes de peças de teatro e de cabarés, como o Moulin Rouge, e retrata a vida nos cafés, circos, bordéis
Em 1899 sofre um colapso nervoso em virtude do consumo excessivo de álcool e sífilis. Passa vários meses num sanatório, mas volta a beber no ano seguinte. Executa pinturas cada vez mais sombrias até morrer, no castelo da família, em Malromé, interior da França.

Carlo Bugatti (1856-1940) : Carlo Bugatti estava ativa em Milão início nos anos 1880 principalmente como um designer de mobiliário. Seu abundante variações no desenho lotados islâmico e japonês com motivos circulares e formas ovóides, fantástico animal formas assimétricas e ornamentação, incorporando novos materiais, tais como painéis velino e franjas de seda . Carlo moved his family to Paris in about 1902, where he continued to create furniture, but also designed cast metal work, particularly in silver. Carlo transferido a sua família para Paris em cerca de 1902, onde ele continuou a criar mobiliário, mas também concebido metal fundido trabalho, particularmente em prata.

Henry van de Velde (1863-1957) : foi um arquiteto de designer e pintor ligado ao movimento estético conhecido como art nouveau. Nasceu em 3 de abril de 1863 na Bélgica e faleceu em1957. É considerado um dos principais representantes da art nouveau,é adepto do estilo neo-impressionista. Em 1892 abandona a pintura e direciona sua arte para a decoração e arquitetura, sendo considerado uma das pessoas que servem de inspiração para o movimento Artes e Ofícios.

Josef Hoffmann (1870 - 1956) : arquitecto austríaco, revolucionário intelectual pioneiro do movimento moderno e Arte Deco.Hoffmann estudou arquitectura na Academia de Belas-Artes de Viena, Áustria, tendo como professores em arquitectura de Art Nouveau, Otto Wagner e Carl von Hasenauer , cujas teorias do funcional e do moderna influenciaram profundamente a sua obra. As obras de Hoffman combinam funcionalidade e simplicidade, produção artesanal com detalhes refinados e inovadores e uma predilecção pela geometria.O funcional com clareza e pureza resume a sua assinatura, mais tarde ele torna-se um importante precursor do Movimento Moderno e Art Deco. Um arquitecto e designer altamente individualista. Os seus trabalhos foram uma combinação entre a simplicidade, produção artesanal e uma refinada estética ornamental. Ele morreu em Viena em 1956.

Gustavo Klimt (1862-1918) : Gustav Klimt foi um pintor simbolista austríaco.
Em 1876 estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art Nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição académica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Klimt foi também membro honorário das universidades de Munique e Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena.

Imagens

Tanto os elementos da Art Nouveau (estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas- design gráfico, vidros, vitrais, móveis, murais, arquiteturas, entre outros) quanto os da Belle Époque ( o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, alta costura, cabarés ) revolucionaram, chocaram e inovaram a época mudando conceitos e idéias.

Abaixo algumas obras dos mais notáveis designers, artistas e arquitetos do Art Nouveau.







Henri de Toulose-Lautrec
La Goulue arrivant au Moulin Rouge














Edvard Munch
Melancholy











Carlo Bugatti - chair









Henry van de Velde
Office furniture















Jacques Gruber
Nancy















Auguste Delaherche
Jarra Art Deco











Eliseu Visconti
Paisagem














Philippe Wolfers
Artifact with vegetal ornamentation

Belle Époque

A Belle Époque foi um período da história da França que vai aproximadamente de 1880 até o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918.
Esta nova era é até hoje lembrada como uma época de ouro da beleza, de transformações, inovações e paz entre o território francês, onde este movimento se centralizou, e os países europeus mais próximos. Surgem novas descobertas e tecnologias, tais como:como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, que inspiravam novas percepções de realidade. O cenário cultural fervilha com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau.
Paris se torna então o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e a alta costura inspirando e influenciando várias regiões do Planeta. Toda a elite intelectual consome avidamente os livros de Baudelaire, Rimbaud, Verlaine, Zola, Anatole France e Balzac, uma referência existencial para os que estavam sintonizados com os ares da Belle Époque.
Embora os confrontos existentes da época (movimentos socialistas organizados, escândalos políticos, polarizarização do país entre a esquerda e a direita), o contexto da época é lembrado como a era dourada, sendo abalada pelo início da Primeira Guerra Mundial.
A Belle Époque sofreu influências da pintura japonesa, a partir da composição precisa de elementos figurativos, valorização do espaço em branco do papel, movimento, textura gráfica da pincelada e a expressividade da caligrafia.Podemos perceber essa influência direta na composição e desenho, considerados extremamente gráficos e econômicos, de Aubrey Beardsley, um dos pioneiros do design (e do desenho artístico) da época.

Art Nouveau

Art nouveau , também chamada Arte Nova em Portugal, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts and crafts* e que teve grande destaque durante a Belle Époque.
O estilo Art Nouveau é caracterizado principalmente pela sua ruptura com as tradições que até então persistiam na arte e na arquitetura, mas também pelas formas orgânicas, valorização do trabalho artesanal, as cores vivas e as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das plantas dos animais e das mulheres. Portanto foi um estilo novo voltado para a originalidade das formas.
A Arte Nouveau pode ser relacionada com a Segunda Revolução Industrial, a partir da exploração de novos materiais, bem como o ferro e o vidro.
Recebeu nomes diversos dependendo do país em que se encontrava: Flower art na Inglaterra, "Modern Style", "Liberty" ou stilo "Floreale" na Itália. Os alemães criam sua própria vertente de Art Nouveau chamada Jugendstil.


*Arts and Crafts: é um movimento estético e social inglês, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. Reunindo teóricos e artistas, o movimento busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano.










La Nouvelle Mode



No período da Belle Époque, a alta costura e as roupas luxuosas foram destaque. Eram modelos exclusivos, geralmente vendidos a altos preços apenas para aqueles com um nível de vida elevado.
La Nouvelle Mode Journal era um jornal de moda, publicado semanalmente com as coleções e tendências da época. Como a Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, o uso de jóias bem trabalhadas era comum, assim como o uso de espartilhos, a partir do conceito de valoriação das curvas das mulheres.



A Primeira publicação da La Nouvelle Mode foi em 1898 (02/01/1898) e a última foi em 1925 (22/11/1925). Foram publicados 47 jornais.