Conheça a França na sua melhor época, a Belle Époque.
Conhecida pelas suas inovações, sua beleza e suas invenções surpreendentes.
Com a Art Nouveau isso é possível.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Introdução
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terça-feira, 12 de maio de 2009
Inovações
A Belle Époque ficou conhecida como era da inovação, pois novas invenções tornaram a vida mais fácil e prática, assim como: os cabarés, o cancan, o cinema havia nascido, arte tomava novas formas como o Impressionismo e a Art Nouveau. E invenções tecnológicas como: o telefone, o telégrafo sem fio, a bicicleta, o automóvel e o avião.
Moulin Rouge - o cabaré mais famoso da época
Cancan - a dança
Art Nouveau
Avião - e Santos Dummont
As conquistas de Santos Dumont beneficiaram-se de trabalhos anteriores e deixaram legado para desenvolvimento de naves para futuras viagens espaciais. Em 1901, Santos Dumont vence o prêmio Deutsch de la Meurthe depois de contornar a Torre Eiffel com o dirigivél, naquele que seria o primeiro vôo dirigido da história. Os 100 mil francos da premiação são doados aos pobres de Paris e aos homens que o ajudaram.
Telégrafo sem fio
A descoberta das ondas electromagnéticas pelo Inglês Maxwell e os estudos efectuados pelo alemão Hertz, que comprovou as suas teorias, permitiram a Guglielmo Marconi considerar a utilização do espaço para a transmissão de sinais, conseguindo--se assim maiores alcances e em zonas onde as ligações físicas eram impossíveis - no mar. Surgiu, assim, a Telegrafia Sem Fios (TSF).
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Poesia
La Belle Époque
Apareceu de uma forma fantástica
Bem na época do auge da França
Inovando a arte como mágica
Enchendo o planeta de esperança
Nasceu o cancan, cabaré, cinema
Santos Dummont tirou os pés do chão
Inventando o magnífico avião
A cultura era o grande tema
Logo a tecnologia também inovou
O cinema chegou para encantar
Com a barreira da distância, o telefone acabou
Art Nouveau veio então comunicar
La Belle Époque é globalização
Venham todos nos visitar.
Luiz Fernando Pires Veiga
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No Brasil
A Belle Époque no Brasil aconteceu entre 1889 com a proclamação da República e vai até 1922 com o movimento Modernista iniciado pela Semana da Arte Moderna na cidade de São Paulo.
A participação fundamental na divulgação e realização da art nouveau foi o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Um dos maiores nomes desse estilo, no Brasil, é o artista Eliseu Visconti, pioneiro do design no País.
No Brasil a ligação com a França é profunda nesta fase da História. Entre os membros da elite brasileira, era inconcebível não ir a Paris ao menos uma vez por ano, para estar sempre a par das mais recentes inovações.
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Designers, pintores e arquitetos
Edvard Munch (1863-1944): frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. Nasceu em Løten, 12 de Dezembro de 1863 —morreu em Ekely, 23 de Janeiro de 1944) foi um pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão.
Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) : Pintor e artista gráfico francês (24/11/1864-9/9/1901). Responsável pelo reconhecimento da litografia e do cartaz como obras de arte, para sobreviver desenha em periódicos ilustrados. Ilustra temas esportivos, produz cartazes de peças de teatro e de cabarés, como o Moulin Rouge, e retrata a vida nos cafés, circos, bordéis
Em 1899 sofre um colapso nervoso em virtude do consumo excessivo de álcool e sífilis. Passa vários meses num sanatório, mas volta a beber no ano seguinte. Executa pinturas cada vez mais sombrias até morrer, no castelo da família, em Malromé, interior da França.
Carlo Bugatti (1856-1940) : Carlo Bugatti estava ativa em Milão início nos anos 1880 principalmente como um designer de mobiliário. Seu abundante variações no desenho lotados islâmico e japonês com motivos circulares e formas ovóides, fantástico animal formas assimétricas e ornamentação, incorporando novos materiais, tais como painéis velino e franjas de seda . Carlo moved his family to Paris in about 1902, where he continued to create furniture, but also designed cast metal work, particularly in silver. Carlo transferido a sua família para Paris em cerca de 1902, onde ele continuou a criar mobiliário, mas também concebido metal fundido trabalho, particularmente em prata.
Henry van de Velde (1863-1957) : foi um arquiteto de designer e pintor ligado ao movimento estético conhecido como art nouveau. Nasceu em 3 de abril de 1863 na Bélgica e faleceu em1957. É considerado um dos principais representantes da art nouveau,é adepto do estilo neo-impressionista. Em 1892 abandona a pintura e direciona sua arte para a decoração e arquitetura, sendo considerado uma das pessoas que servem de inspiração para o movimento Artes e Ofícios.
Josef Hoffmann (1870 - 1956) : arquitecto austríaco, revolucionário intelectual pioneiro do movimento moderno e Arte Deco.Hoffmann estudou arquitectura na Academia de Belas-Artes de Viena, Áustria, tendo como professores em arquitectura de Art Nouveau, Otto Wagner e Carl von Hasenauer , cujas teorias do funcional e do moderna influenciaram profundamente a sua obra. As obras de Hoffman combinam funcionalidade e simplicidade, produção artesanal com detalhes refinados e inovadores e uma predilecção pela geometria.O funcional com clareza e pureza resume a sua assinatura, mais tarde ele torna-se um importante precursor do Movimento Moderno e Art Deco. Um arquitecto e designer altamente individualista. Os seus trabalhos foram uma combinação entre a simplicidade, produção artesanal e uma refinada estética ornamental. Ele morreu em Viena em 1956.
Gustavo Klimt (1862-1918) : Gustav Klimt foi um pintor simbolista austríaco.
Em 1876 estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art Nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição académica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Klimt foi também membro honorário das universidades de Munique e Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena.
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Imagens
Tanto os elementos da Art Nouveau (estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas- design gráfico, vidros, vitrais, móveis, murais, arquiteturas, entre outros) quanto os da Belle Époque ( o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, alta costura, cabarés ) revolucionaram, chocaram e inovaram a época mudando conceitos e idéias.
Abaixo algumas obras dos mais notáveis designers, artistas e arquitetos do Art Nouveau.
Henri de Toulose-Lautrec
La Goulue arrivant au Moulin Rouge
Edvard Munch
Melancholy
Henry van de Velde
Office furniture
Jacques Gruber
Nancy
Auguste Delaherche
Jarra Art Deco
Eliseu Visconti
Paisagem
Philippe Wolfers
Artifact with vegetal ornamentation
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Belle Époque
A Belle Époque foi um período da história da França que vai aproximadamente de 1880 até o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918.
Esta nova era é até hoje lembrada como uma época de ouro da beleza, de transformações, inovações e paz entre o território francês, onde este movimento se centralizou, e os países europeus mais próximos. Surgem novas descobertas e tecnologias, tais como:como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, que inspiravam novas percepções de realidade. O cenário cultural fervilha com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau.
Paris se torna então o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e a alta costura inspirando e influenciando várias regiões do Planeta. Toda a elite intelectual consome avidamente os livros de Baudelaire, Rimbaud, Verlaine, Zola, Anatole France e Balzac, uma referência existencial para os que estavam sintonizados com os ares da Belle Époque.
Embora os confrontos existentes da época (movimentos socialistas organizados, escândalos políticos, polarizarização do país entre a esquerda e a direita), o contexto da época é lembrado como a era dourada, sendo abalada pelo início da Primeira Guerra Mundial.
A Belle Époque sofreu influências da pintura japonesa, a partir da composição precisa de elementos figurativos, valorização do espaço em branco do papel, movimento, textura gráfica da pincelada e a expressividade da caligrafia.Podemos perceber essa influência direta na composição e desenho, considerados extremamente gráficos e econômicos, de Aubrey Beardsley, um dos pioneiros do design (e do desenho artístico) da época.
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Art Nouveau
O estilo Art Nouveau é caracterizado principalmente pela sua ruptura com as tradições que até então persistiam na arte e na arquitetura, mas também pelas formas orgânicas, valorização do trabalho artesanal, as cores vivas e as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das plantas dos animais e das mulheres. Portanto foi um estilo novo voltado para a originalidade das formas.
A Arte Nouveau pode ser relacionada com a Segunda Revolução Industrial, a partir da exploração de novos materiais, bem como o ferro e o vidro.
Recebeu nomes diversos dependendo do país em que se encontrava: Flower art na Inglaterra, "Modern Style", "Liberty" ou stilo "Floreale" na Itália. Os alemães criam sua própria vertente de Art Nouveau chamada Jugendstil.
*Arts and Crafts: é um movimento estético e social inglês, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. Reunindo teóricos e artistas, o movimento busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano.
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La Nouvelle Mode
No período da Belle Époque, a alta costura e as roupas luxuosas foram destaque. Eram modelos exclusivos, geralmente vendidos a altos preços apenas para aqueles com um nível de vida elevado.
La Nouvelle Mode Journal era um jornal de moda, publicado semanalmente com as coleções e tendências da época. Como a Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, o uso de jóias bem trabalhadas era comum, assim como o uso de espartilhos, a partir do conceito de valoriação das curvas das mulheres.
A Primeira publicação da La Nouvelle Mode foi em 1898 (02/01/1898) e a última foi em 1925 (22/11/1925). Foram publicados 47 jornais.
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