terça-feira, 12 de maio de 2009

Belle Époque

A Belle Époque foi um período da história da França que vai aproximadamente de 1880 até o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918.
Esta nova era é até hoje lembrada como uma época de ouro da beleza, de transformações, inovações e paz entre o território francês, onde este movimento se centralizou, e os países europeus mais próximos. Surgem novas descobertas e tecnologias, tais como:como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, que inspiravam novas percepções de realidade. O cenário cultural fervilha com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau.
Paris se torna então o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e a alta costura inspirando e influenciando várias regiões do Planeta. Toda a elite intelectual consome avidamente os livros de Baudelaire, Rimbaud, Verlaine, Zola, Anatole France e Balzac, uma referência existencial para os que estavam sintonizados com os ares da Belle Époque.
Embora os confrontos existentes da época (movimentos socialistas organizados, escândalos políticos, polarizarização do país entre a esquerda e a direita), o contexto da época é lembrado como a era dourada, sendo abalada pelo início da Primeira Guerra Mundial.
A Belle Époque sofreu influências da pintura japonesa, a partir da composição precisa de elementos figurativos, valorização do espaço em branco do papel, movimento, textura gráfica da pincelada e a expressividade da caligrafia.Podemos perceber essa influência direta na composição e desenho, considerados extremamente gráficos e econômicos, de Aubrey Beardsley, um dos pioneiros do design (e do desenho artístico) da época.

0 comentários: