terça-feira, 12 de maio de 2009

Art Nouveau

Art nouveau , também chamada Arte Nova em Portugal, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts and crafts* e que teve grande destaque durante a Belle Époque.
O estilo Art Nouveau é caracterizado principalmente pela sua ruptura com as tradições que até então persistiam na arte e na arquitetura, mas também pelas formas orgânicas, valorização do trabalho artesanal, as cores vivas e as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das plantas dos animais e das mulheres. Portanto foi um estilo novo voltado para a originalidade das formas.
A Arte Nouveau pode ser relacionada com a Segunda Revolução Industrial, a partir da exploração de novos materiais, bem como o ferro e o vidro.
Recebeu nomes diversos dependendo do país em que se encontrava: Flower art na Inglaterra, "Modern Style", "Liberty" ou stilo "Floreale" na Itália. Os alemães criam sua própria vertente de Art Nouveau chamada Jugendstil.


*Arts and Crafts: é um movimento estético e social inglês, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. Reunindo teóricos e artistas, o movimento busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano.










0 comentários: