terça-feira, 12 de maio de 2009

Designers, pintores e arquitetos

Edvard Munch (1863-1944): frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. Nasceu em Løten, 12 de Dezembro de 1863 —morreu em Ekely, 23 de Janeiro de 1944) foi um pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão.

Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) : Pintor e artista gráfico francês (24/11/1864-9/9/1901). Responsável pelo reconhecimento da litografia e do cartaz como obras de arte, para sobreviver desenha em periódicos ilustrados. Ilustra temas esportivos, produz cartazes de peças de teatro e de cabarés, como o Moulin Rouge, e retrata a vida nos cafés, circos, bordéis
Em 1899 sofre um colapso nervoso em virtude do consumo excessivo de álcool e sífilis. Passa vários meses num sanatório, mas volta a beber no ano seguinte. Executa pinturas cada vez mais sombrias até morrer, no castelo da família, em Malromé, interior da França.

Carlo Bugatti (1856-1940) : Carlo Bugatti estava ativa em Milão início nos anos 1880 principalmente como um designer de mobiliário. Seu abundante variações no desenho lotados islâmico e japonês com motivos circulares e formas ovóides, fantástico animal formas assimétricas e ornamentação, incorporando novos materiais, tais como painéis velino e franjas de seda . Carlo moved his family to Paris in about 1902, where he continued to create furniture, but also designed cast metal work, particularly in silver. Carlo transferido a sua família para Paris em cerca de 1902, onde ele continuou a criar mobiliário, mas também concebido metal fundido trabalho, particularmente em prata.

Henry van de Velde (1863-1957) : foi um arquiteto de designer e pintor ligado ao movimento estético conhecido como art nouveau. Nasceu em 3 de abril de 1863 na Bélgica e faleceu em1957. É considerado um dos principais representantes da art nouveau,é adepto do estilo neo-impressionista. Em 1892 abandona a pintura e direciona sua arte para a decoração e arquitetura, sendo considerado uma das pessoas que servem de inspiração para o movimento Artes e Ofícios.

Josef Hoffmann (1870 - 1956) : arquitecto austríaco, revolucionário intelectual pioneiro do movimento moderno e Arte Deco.Hoffmann estudou arquitectura na Academia de Belas-Artes de Viena, Áustria, tendo como professores em arquitectura de Art Nouveau, Otto Wagner e Carl von Hasenauer , cujas teorias do funcional e do moderna influenciaram profundamente a sua obra. As obras de Hoffman combinam funcionalidade e simplicidade, produção artesanal com detalhes refinados e inovadores e uma predilecção pela geometria.O funcional com clareza e pureza resume a sua assinatura, mais tarde ele torna-se um importante precursor do Movimento Moderno e Art Deco. Um arquitecto e designer altamente individualista. Os seus trabalhos foram uma combinação entre a simplicidade, produção artesanal e uma refinada estética ornamental. Ele morreu em Viena em 1956.

Gustavo Klimt (1862-1918) : Gustav Klimt foi um pintor simbolista austríaco.
Em 1876 estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art Nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição académica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Klimt foi também membro honorário das universidades de Munique e Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena.

0 comentários: